Em época de carnaval há um aumento significativo no número de vítimas de fraudes bancárias. Estelionatários costumam se valer da distração dos foliões, aplicando-lhes golpes como o da “troca de cartão” e o da “maquininha adulterada”.
Como prevenção, vale adotar as seguintes medidas:
• Ative as notificações de transação de seu cartão no aplicativo do Banco;
• Não entregue seu cartão a terceiros e fique de olho na maquininha enquanto estiver utilizando-a;
• Certifique-se de que o cartão devolvido é realmente o seu;
• Desconfie de maquininhas com repetidos erros de funcionamento e/ou com telas e teclados danificados;
• Evite realizar compras em estabelecimentos itinerantes;
• Tente proteger sua senha ao digitá-la e não carregue sua senha anotada;
• Desabilite temporariamente o pagamento por aproximação, contudo, se optar pela manutenção dessa função, o mais seguro é que o faça apenas pelo aplicativo wallet dos smartphones;
• Reduza o limite de transação por aproximação.
Caso seja vítima de um golpe, contate imediatamente seu banco, cancele o cartão, registre Boletim de Ocorrência e, em seguida, envie-o à Instituição Financeira com o relato, também por escrito, do ocorrido.
Se a questão não for resolvida administrativamente, é possível ingressar com uma ação judicial contra o Banco para pleitear o ressarcimento do prejuízo material suportado.
Em caso de dúvida, nossa equipe está preparada para auxiliar.
Ana Cláudia Pires Teixeira
acp@hesketh.com.br
Renata Munhos Torres
rto@hesketh.com.br